No post de hoje você vai entender porque nem todo tremor é doença de Parkinson e porque nem sempre essa doença causa tremores.

A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum depois da Doença de Alzheimer. É causada por uma diminuição da produção de dopamina, particularmente em uma pequena região do encéfalo chamada substância negra. A dopamina é um neurotransmissor que participa do nosso controle motor.

O principal sintoma da Doença de Parkinson é uma lentidão motora chamada de bradicinesia. Além disso o paciente pode  apresentar uma rigidez nas articulações em  “roda denteada” como as engrenagens da figura acima, um desequilíbrio que chamamos de instabilidade postural, e o tremor, em geral durante o repouso, além de outros sintomas.

Chamamos esse conjunto de sintomas de parkinsonismo que pode ter outras causas além da Doença de Parkinson, como uso de medicações e outras doenças. Porém nem sempre todos esses sintomas motores precisam estar presentes, sobretudo em fases iniciais da doença, por isso nem toda doença de Parkinson precisa ter tremor, por exemplo. 

Tenho um parente com Doença de Alzheimer em casa, e agora?

Existem também os sintomas que chamamos de sintomas NÃO MOTORES, e que muitas vezes se apresentam anos antes dos sintomas motores como a diminuição do olfato, alterações intestinais, prejuízo do sono e sintomas de depressão, e em fases mais avançadas pode ocorrer alterações das funções cognitivas, como a memória, por exemplo.

Existem várias outras causas de tremor como o uso de alguns medicamentos e doenças como o Tremor essencial que é uma das alterações do movimento mais comuns e afeta cerca de 5% da população. O tremor essencial geralmente é familiar e ocorre principalmente  das mãos, mas pode ocorrer na cabeça, do queixo e pode gerar uma voz trêmula, em geral  piora com a ansiedade, quando falamos em público por exemplo.

Também existem várias medicações para o tratamento tanto dos sintomas motores como os não motores da Doença de Parkinson e para os vários tipos de tremores.

O neurologista irá indicar o melhor tratamento para diminuição dos sintomas e melhor qualidade de vida.

Marque sua consulta clicando aqui.

Nem todo tremor é doença de Parkinson e nem toda Doença de Parkinson tem tremor
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?