“Mas chegará o instante em que me darás a mão. Não mais por solidão, mas como eu agora: por amor” (Clarisse Lispector)
O convívio social está relacionado a quantidade de contato social que temos com outros indivíduos e nos últimos dias o isolamento social está sendo extremamente indicado,sobretudo para os idosos.
Um dos problemas de saúde que acomete principalmente os idosos é a síndrome demencial caracterizada por um grupo de sintomas que afetam a memória, o pensamento e as habilidades cognitivas e que interfere nas atividades de vida diária. Pode estar associada a várias doenças, entre elas, a Doença de Alzheimer. Existem alguns fatores não modificáveis como a carga genética e modificáveis associados a risco aumentando demência. Entre os fatores modificáveis estão o tabagismo, sedentarismo, dietas pouco saudáveis, etilismo, algumas doenças como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, obesidade e depressão. Estudos recentes sugerem que entre os fatores modificáveis estão também a inatividade cognitiva e o isolamento social.
Porém, mesmo antes desse isolamento social ser necessário, um sentimento muito comum na vida de muitas pessoas, principalmente entre os idosos, é a solidão. A solidão é um sentimento onde você não se encaixa ou não pertence às pessoas ao seu redor independente de estarmos sozinhos ou acompanhados. Em muitos casos uma pessoa que vive sozinha e tem poucos contatos pode se sentir menos solitária do que pessoas mais socialmente engajadas e isso depende da nossa necessidade interna de socialização. A solidão está associada a maior taxa de depressão e tem sido associada também a maior chance de demência.
- Você já sentiu que está em um lugar com várias pessoas, mas é como se estivesse sozinho?
- Você já sentiu que as pessoas falam muito sobre elas, mas que ninguém se interessa de maneira genuína pelo que você está dizendo?
- Você já reparou que muitas vezes a casa está cheia, mas ninguém conversa com os mais idosos?
- Vocês já parou para pensar como o idoso que perde seu cônjuge se sente ainda mais sozinho?
- Você já pensou que o idoso que apresenta baixa audição terá maior dificuldade de se comunicar e interagir?
- Você se sente sozinho?
A solidão é um sinal de que as nossas necessidades não estão sendo atendidas de forma adequada e isso é algo que podemos mudar.
E como as pessoas em isolamento, principalmente aquelas do grupo de risco, podem evitar a piora de problemas cognitivos e a piora da solidão?
- Faça ligações para amigos e familiares. Diga como está se sentindo e pergunte como eles se sentem. Mantenha a interação.
- Mantenha a rotina. Se alimente e durma bem. Realize suas atividades planejadas ao longo da semana
- Faça trabalhos manuais incluindo atividades culinárias
- Dance e ouça músicas, sobretudo aquelas que te lembram um momento especial da sua vida
- Estimule seu cérebro: leia, jogue baralho ou jogos como xadrez e dama
- Realize atividade física com segurança pelos menos 30 minutos, 3 vezes por semana
- Tenha um momento para se dedicar a religiosidade e mantenha sua fé.
Em tempos de isolamento em que estamos olhando um pouco mais para dentro de nós vamos tentar olhar também para dentro do outro.