No post de hoje vamos falar sobre o benefícios e prejuízos do álcool para o cérebro. Você bebe para esquecer ou bebe para lembrar? Os estudos sobre prevenção de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer mostram que a alimentação saudável é um dos pilares para a redução do risco do declínio cognitivo.

A dieta mais estudada é a dieta MIND (Mediterranean- Dash Intervention for Neurodegenerative Delay) que consiste na junção da dieta mediterrânea com a dieta para prevenir a hipertensão e tem como base frutas, legumes, grãos integrais, nozes, sementes; carnes magras, peixes e aves e laticínio e vinho com baixo consumo de açúcar e sal.

Para mais dicas sobre Doença de Alzheimer clique aqui.

Algumas frutas como as uvas vermelhas contém uma substância chamada resveratrol, um polifenol que apresenta vários benefícios para a saúde e tem sido estudado para a prevenção de várias doenças como doenças cardiovasculares,o câncer e doenças neurológicas pois diminui o estresse oxidativo causado pelos radicais livres no nosso organismo.

Alguns estudos como o estudo de coorte americano com 19887 participantes que foi publicado em junho desse ano no JAMA ( Journal of the American Medical Association) demonstrou uma associação de doses de pequenas quantidades de álcool com menor taxa de declínio cognitivo em alguns domínios cognitivos.

Porém é importante lembrar que as bebidas alcoólicas em excesso aumentam o risco de doenças cardiovasculares e outras doenças como esteatose hepática, diabetes, doenças renais sendo também uma causa de demência precoce. Porém, estudos também demonstram que o álcool em pequenas quantidades apresenta benefícios cardiovasculares.

Assim, o consumo de vinho tinto, em pequenas quantidades, cerca de 125 ml ao dia, pode ser uma maneira interessante e prazerosa de cuidar do seu cérebro e proteger suas maiores lembranças.

Se você gostou desse texto sobre o álcool e o cérebro deixe um comentário.

Referências:

Bensalem J., Dudonne S., Etchamendy N., Pellay H., Amadieu C., Gaudout D., Dubreuil S., Paradis M.E., Pomerleau S., Capuron L., et al. Polyphenols from grape and blueberry improve episodic memory in healthy elderly with lower level of memory performance: A bicentric double-blind, randomized, placebo-controlled clinical study. J. Gerontol. A Biol. Sci. Med. Sci. 2019;74:996–1007. 

Zhang R, Shen L, Miles T, et al. Association of Low to Moderate Alcohol Drinking With Cognitive Functions From Middle to Older Age Among US Adults. JAMA Netw Open; 3 (6) 2020.

O álcool e o cérebro
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?